Ana Rita Ramos: “Vamos mostrar pessoas que perceberam que viver com menos é viver melhor” (ENTREVISTA)
A solidariedade, ambiente, inclusão, simplicidade, optimismo e felicidade são os principais temas do movimento 5 Dias 5 Causas, que arranca na segunda-feira em vários formatos e que pretende explicar aos cidadãos como todos podemos fazer algo pelos outros.
O Green Savers entrevistou Ana Rita Ramos, directora da revista Gingko e mentora do 5 Dias 5 Causas, que explicou todo o projecto, de que forma o podemos acompanhar e, inclusive, participar nele.
Leia a entrevista exclusiva.
O que é o 5 Dias 5 Causas e qual a sua génese?
Não podemos não mudar o mundo. É este o mote para o programa. Durante cinco dias seguidos, na RTP2, sempre à mesma hora, mostraremos os novos inconformados num país aparentemente apático e aborrecido. Heróis do nosso tempo, pessoas reais, de carne e osso, que lutam pela segurança, crescimento e excelência do ser humano.
Durante 5 dias, agrupados por 5 causas, mostraremos exemplos excepcionais que provam que praticamente qualquer um – não importa o salário, o tempo disponível, a idade ou as habilidades pessoais – pode fazer algo útil pelos outros. Poder-se-á falar de uma revolução silenciosa em todo o globo. Não faz alarde nem aparece estampada nas manchetes dos jornais. Mesmo assim, quase imperceptível, contagia cada vez mais pessoas que acreditam que é possível transformar o mundo.
Sustentabilidade é um tema em construção. Há muito para aprender sobre ele. Mas já sabemos que tem a ver com actos do nosso quotidiano. Desde estilos de vida e consumo de cada um de nós, até à forma como lidamos com o lixo que produzimos ou a forma como comemos. Tem a ver com a maneira como usamos os recursos e as energias disponíveis. Tem tudo a ver com a atitude individual em cada momento de nossas vidas.
O programa abordará muitos temas ligados à sustentabilidade.
Sim, vamos falar de sustentabilidade, mas de forma dinâmica, divertida e visualmente apelativa seguindo a lógica do jornalismo positivo, que ajude a fazer uma espécie de coaching ao país, trazendo esperança, espalhando boas notícias e fazendo as pessoas acreditar que é possível tornar o mundo um lugar melhor para todos.
É um magazine de 25 minutos, todo gravado no exterior, em forma de reportagem, em que os temas serão abordados num registo informativo mas ao jeito de um contador de histórias. Com um discurso próximo do espectador, intimista, envolvente, quase de amigo para amigo.
A apresentação é muito ecológica, em cenários naturais com o verde e o meio ambiente como pano de fundo. Todos os programas terão uma rubrica de grafismo, em motion grafic.
O programa vai dar que falar em vários suportes, criando uma comunicação integrada e de fácil acesso e que permite o acompanhamento das histórias exemplares contadas ao longo da nossa semana especial sustentável da RTP.
Em que suportes estarão presentes e como?
Na TV teremos um programa diário de aproximadamente 25 minutos, a transmitir de 2ª a 6ª feira, na RTP2, às 18h30 (com repetição à meia noite) durante apenas uma semana.
Vamos ter uma presença forte no Facebook. Aqui serão publicados não apenas as reportagens do programa mas muitas outras referências a outros projectos sociais em Portugal e no mundo. A ideia é criar uma epidemia de solidariedade.
Na rádio haverá uma rubrica semanal na Antena 1, entre as 14h e as 15h, que reforçará a comunicação em TV.
E outras actividades?
Na semana da série de televisão apostaremos na sensibilização através de acções localizadas, no terreno, criando uma onda sustentável, ganhando a simpatia dos cidadãos. Queremos convidar as pessoas a festejar a sustentabilidade, a fazer parte da solução e não do problema, a comprometer-se a mudar atitudes.
A semana especial sustentável na RTP termina com o Dia Verde, mais uma iniciativa do Verde Movimento que vem marcar o encerramento do 5 Dias 5 Causas. Num ambiente descontraído, o Jardim do Museu da Electricidade será palco para a partilha de eco-hábitos e receitas de bem-estar.
No dia 26 de maio, das 14h às 20h, com entrada livre, as temáticas serão direccionadas a todas as gerações através da realização de vários workshops, mercados de produtos biológicos, de 2ª mão e de trocas, actividades de bem-estar, música, workshops ambientais e de alimentação saudável, hora do conto para os mais novos – e muito, muito mais.
Qual o objectivo da iniciativa?
Contar histórias fabulosas. Vivemos num mundo que exige economia de atenção.
Acreditamos que o único caminho para os órgãos de comunicação é especializarem- se a contar histórias que combinam passado, presente e futuro, explorando sonhos e instalando inspiração.
Lutar contra a multidão publicitária do terror, do pessimismo, do derrotismo. Acreditamos que os semeadores do fatalismo sempre foram uma minoria – uma minoria eficiente, é certo, mas que engorda na proporção exacta em que se acredita no seu poder. E divulgar boas práticas que podem e devem ser replicadas.
Que temas vão debater nos programas?
Vamos falar de 5 causas, uma por dia. A primeira é a solidariedade. Vamos falar dos activistas, dos que fazem a diferença. Vamos falar de voluntariado, civismo e cidadania. Vamos falar de ONG que mudam a vida das pessoas, como a Bolsa de Valores Sociais, os Doutores Palhaço ou os Dentistas do Bem. Projectos que resgatar o sorriso – e a auto-estima – de milhares de pessoas. Vamos falar de partilha, como é o caso de vários projectos online, que usam a web como ferramenta solidária.
A segunda causa é o ambiente. Aqui vamos mostrar verdadeiros eco-stars, como a actriz Joana Seixas, uma ecologista dos palcos. Vamos falar de novas formas mais económicas e ecológicas de mobilidade nas cidades, como a bicicleta, que é cada vez mais uma alternativa viável – e não poluente – ao automóvel. Vamos ensinar as pessoas a serem consumidoras mais conscientes e responsáveis. Vamos mostrar os artesãos do lixo, artistas que transformam objectos que antes eram simples lixo em peças artísticas cada vez mais procuradas e valorizada. Vamos mostrar como ser um viajante sustentável
A terceira causa é a da inclusão. Vamos mostrar projectos que ajudam à integração social dos mais desfavorecidos Vamos explicar o que é o design inclusivo – design para um mundo melhor. Vamos explicar as vantagens do comércio justo. Vamos mostrar exemplos de pessoas que fazem da luta pela inclusão o seu lema de vida, como é o caso de Teresa Ricou, fundadora do Chapitô.
A quarta causa é Viver com Menos. Vamos mostrar os adeptos da simplicidade voluntária, pessoas que perceberam que viver com menos é viver melhor, como é o caso da actriz Maria João Luís. Ela é um testemunho que prova que é possível viver de forma diferente numa sociedade como a nossa, que assistiu nas últimas décadas a uma inversão de valores que gerou confusão entre as dimensões do ser e do ter. Vamos mostrar os novos movimentos urbanos, como as hortas comunitárias, que reflectem uma nova forma de viver nas cidades. Vamos falar de Dieta da Roupa, provando que é possível vestirmos-nos, durante um mês, com apenas seis, ou menos, peças diferentes. Sem comprometer a elegância.
A quinta causa é o optimismo e felicidade. Vamos falar de optimismo. Vamos mostrar os profissionais da felicidade, aqueles cuja profissão é levar alegria aos outros. Vamos provar que é possível ser velho e feliz, mostrando seniores activos e exemplares, neste Ano Europeu do Envelhecimento Activo. Vamos mostrar projectos como o Instituto da Felicidade ou o Clube do Optimismo, que estudam cientificamente este bem tão procurado por todos: a felicidade.
Qual o horário em que o programa será transmitido?
Será transmitido na RTP2, às 18h30, com repetição às 24h
Será algo temporário ou um projecto mais vasto?
O projecto é de uma semana, uma semana especial sustentabilidade na RTP, mas queremos ter uma nova série de programas ainda este ano.
Será uma iniciativa apenas ligada à veiculação de conteúdos televisivos e digitais ou terá mais implementações?
Como disse, a semana sustentável terminará com o Dia Verde, mais uma iniciativa do Verde Movimento que vem marcar o encerramento do 5 Dias 5 Causas. Num ambiente descontraído, o Jardim do Museu da Electricidade será palco para a partilha de eco-hábitos e receitas de bem-estar.
No dia 26 de Maio, com entrada livre, as temáticas serão direccionadas a todas as gerações através da realização de vários workshops, mercados de produtos biológicos, de 2ª mão e de trocas, actividades de bem-estar, música, workshops ambientais e de alimentação saudável, hora do conto para os mais novos – e muito, muito mais.
Qual a relação da 5 Dias 5 Causas com a Gingko?
A Gingko é autora do programa, detentora da ideia original e responsável por todos os conteúdos e coordenação editorial. A ideia foi criar um magazine de informação na área da sustentabilidade que se inspirasse na filosofia da revista.
O programa tem a Fundação EDP e Fundação Calouste Gulbenkian como parceiras. Qual exactamente o papel destas duas fundações no desenvolvimento da iniciativa?
A Fundação EDP é a principal parceira do projecto, apoiando financeiramente o projecto de TV e o Dia Verde, a que se juntou também a Fundação Gulbenkian, com uma menor participação mas igual empenho em divulgar as boas histórias, dar a conhecer os heróis do nosso tempo, os que fazem o mundo girar, e as melhores práticas na área social e ambiental.
Quantas pessoas estão ligadas a este projecto e quais os vossos parceiros?
A equipa da Revista Gingko para todo o programa de TV e para o Dia Verde. Neste juntar-se-ão outros parceiros: a Câmara Municipal de Lisboa e a Normajean.
Como podem os leitores do Green Savers e outros entusiastas da sustentabilidade participar no programa, sugerir temas ou trabalhar em parceria com o programa?
Podem sugerir temas na nossa página de Facebook. A ideia é começar a trabalhar numa nova série de programa, a passar ainda este ano, e todas as sugestões são bem-vindas.