Afinal, com que idade começa o nosso cabelo a mudar de cor?
Cabelos brancos: o desespero para uns, uma característica de sabedoria para outros. Afinal, com que idade começa o nosso cabelo a mudar de cor?
Um estudo da Boston University School of Medicine indica que o envelhecimento do cabelo, para uma cor branca e grisalha, acontece de diferentes formas consoante a raça e a etnia de uma pessoa.
Nos seres humanos com origem caucasiana, o cabelo começa a tornar-se branco aos 30 anos, enquanto que nos de origem asiática esse processo se observa no final dos 30, e nos de origem africana a partir dos 40 anos. Nos dois primeiros, os danos são notórios na extremidade distal do cabelo, e no último estes ocorrem na raiz do cabelo. Ainda assim, o processo é comum em todos em termos de diminuição do comprimento dos fios e da taxa de crescimento.
Neste contexto, considera-se esse processo prematuro quando acontece anos dos 20 anos nos caucasianos, 25 nos asiáticos e aos 30 nos africanos.
Tanto no homem como na mulher o processo dá-se de igual forma, excepto a zona do cabelo em que este processo se começa a desenvolver; Na mulher, começa na região frontal, e nos homens, na região temporal.
Fatores como fumar, a exposição aos raios ultravioleta e o uso de produtos químicos, aceleram o envelhecimento do cabelo.
Para os investigadores, o cabelo é “extremamente importante para o bem-estar físico e mental”, pelo que conhecer as suas características e como se desenvolve o seu processo de envelhecimento “é essencial para o tratamento adequado de pacientes prematuros” e ajuda a identificar “recomendações para prevenir danos ao cabelo durante a vida de uma pessoa”.