ERP Portugal e Câmara de Loures assinam protocolo para a recolha de REEE e RP&A
A ERP Portugal e a Câmara Municipal de Loures, unem-se na recolha de REEE e RP&A, com o objetivo de otimizar e aumentar o correto encaminhamento destes equipamentos no Município, numa ótica de cumprimentos de metas e fomento da economia circular, informou a entidade gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o protocolo de colaboração foi assinado hoje, pelas 10h00 no Palácio Marqueses da Praia, em Loures, e “espelha o compromisso de ambas as entidades no desenvolvimento de boas práticas de gestão destes fluxos específicos de resíduos”.
Com a colocação de novos equipamentos logísticos destinados ao depósito de resíduos equipamentos elétricos e eletrónicos, de resíduos pilhas e acumuladores e lâmpadas em final de vida, nos novos pontos de recolha dos edifícios do Município, “pretende-se fomentar uma rede de proximidade que facilite os colaboradores a cumprir a sua parte”. Tendo em conta que a sensibilização, comunicação e educação ambiental “poderá ditar o sucesso desta parceria, promovendo a alteração de comportamentos, estão ainda previstas ações de sensibilização e divulgação durante o ano de 2023”.
Para Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal: “A estreita colaboração com a Câmara Municipal de Loures vem consolidar a nossa participação ativa e reforçar o nosso compromisso para a literacia ambiental e um futuro mais sustentável para todos, com iniciativas que envolvem o cidadão para a entrega de resíduos e promovem comportamentos que fazem a diferença. Se todos fizermos o nosso papel, estamos a garantir que os resíduos devidamente encaminhados podem ser reciclados e tornar-se num recurso, a ser integrado no processo produtivo, poupando assim as matérias-primas virgens. É certamente uma cooperação que traz benefícios a todos os intervenientes, e o Planeta agradece.”
De acordo com Nuno Dias, Vereador do Município de Loures com o Pelouro da Energia e Sustentabilidade: “O Município de Loures posiciona-se na vanguarda de políticas de sustentabilidade, trabalhando ativamente na construção de um território mais resiliente e sustentável. A assinatura deste protocolo é reflexo deste nosso compromisso na concretização de ações que promovem políticas de uma economia circular, destacar que iremos automatizar a digitalização da informação associada às quantidades recolhidas destes resíduos, produzidos na atividade municipal, assim como otimizar o serviço de recolha, incrementando eficácia e eficiência através de uma recolha de proximidade assegurada pela ERP Portugal. Salientar ainda as sinergias em matéria de educação ambiental que resultam deste protocolo, fortalecendo as boas práticas e a promoção do correto encaminhamento destes resíduos.”
A ERP Portugal sublinha que “tem vindo a dinamizar vários programas que impulsionam as populações ao correto encaminhamento de equipamentos elétricos e eletrónicos e as pilhas e acumuladores que já não funcionam, como o projeto Junta na Freguesia que lançou em 2022 e que se encontra em vigor”.