ESA mostra Espanha coberta por um manto branco, vista do Espaço



A tempestade Filomena, que atingiu a Península Ibérica no início do ano, ficou marcada pela grande descida das temperaturas e pela queda de neve em várias localidades onde este fenómeno era raro.

Em Espanha, foi observado o maior nevão do século na cidade de Madrid, e foram atingidas temperaturas recorde, como os -34ºC registados na estação de Clot del Tuc de la Llança.

A Agência Espacial Europeia (ESA) captou através do Copernicus Sentinel-3 uma imagem vista do Espaço, à qual intitulou “o cobertor frio de Espanha”. Na mesma, é possível observar o manto branco que cobria o país no passado dia 12 de janeiro:

© ESA

 

No dia anterior, a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet) alertou que as temperaturas mínimas “estavam abaixo das mínimas de janeiro no período de referência de 1981-2010”, sendo um registo histórico.

De momento prevê-se o aumento das temperaturas e alguns dias de chuva no país, pelo que se espera um derretimento progressivo da neve acumulada” e um consequente aumento do fluxo dos rios, “especialmente em aqueles cujas bacias contêm grandes extensões de neve, em particular o Tejo, o Duero e o Ebro”, explica hoje a Aemet em comunicado. 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...