Escócia vai receber o maior projecto de energia marítima da Europa



O maior projecto de energia das correntes marítimas da Europa já pode ser posto em prática no estreito Pentland Firth, no norte da Escócia, após lhe ter sido concedida permissão para uma primeira fase. Seguindo a decisão do governo escocês, serão construídas seis turbinas para ocuparem as águas entre as ilhas Orkney e a costa escocesa.

“Hoje garantimos permissão para que a MeyGen Limited desenvolva o maior conjunto de turbinas de marés da Europa e o primeiro projecto comercial nestas costas”, disse Fergus Ewing, ministro da energia. “Este é um grande passo para a indústria de energia renovável marítima da Escócia.”

Quanto estiver totalmente operacional, o sistema de 86 megawatts será capaz de gerar electricidade suficiente para abastecer o equivalente a 42 mil casas. E esta é apenas a primeira fase de um projecto que pode eventualmente produzir até 398 megawatts.

Mediante a urgência de combater as alterações climáticas e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, a energia marítima pode de facto revelar-se numa excelente solução para os países que gozam de uma posição geográfica privilegiada – como é, aliás, também o caso de Portugal.

Caso sejam plenamente desenvolvidos, estima-se que os recursos das ondas e marés possam fornecer 20% da electricidade do Reino Unido, assegura o Guardian.

“Este é um anúncio significante e um grande impulso para a indústria renovável marítima na Escócia”, disse Lang Banks, director da WWF no país. E acrescentou: “Agora precisamos que os ministros do Reino Unido e da Escócia encontrem um caminho que nos permita aproveitar todo o potencial desta fonte de energia limpa”.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...