Escritor norte-americano vai em busca do unicórnio perdido
O escritor e conservacionista norte-americano William deBuys viajou até ao Laos, no sudoeste da Ásia, à procura do saola, um raro animal a que chamam unicórnio – uma vez que os seus dois chifres parecem apenas um – e que foi descoberto pelos cientistas em 1992.
Segundo o Huffington Post, existirão apenas uma dúzia de saolas na fronteira entre o Laos e o Vietname, tenho o último sido visto a 7 de Setembro de 2013, por uma câmara de vigilância. “Numa perspectiva positiva, existem entre uma dúzia e algumas centenas de saolas. São tão raros e difíceis de encontrar como os unicórnios”, explicou deBuys.
O autor norte-americano, que em 2011 escreveu “The Last Unicorn: A Search for One of Earth’s Rarest Creatures”, explica que o saola tam chifres longos, elegantes e quase direitos. “Vistos de perfil, quase parece que o animal tem um único chifre. Parece-se muito com um unicórnio”, explicou ao Huffington Post.
“O mais estranho é que o animal parece ser tão gentil como os unicórnios da Europa medieval”, gracejou deBuys.
Considerado em perigo crítico de sobrevivência pela Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), o saola encontra-se ameaçado pelos caçadores furtivos da fronteira entre o Laos e o Vietname.
Foto: Silviculture / Wikimedia Commons