Esculturas alteram paisagem na Praia do Farol
A Praia do Farol, em Vila Nova de Mil Fontes, transformou-se em poucos meses numa insólita exposição a céu aberto. O que começou por ser a espontânea expressão da criatividade de alguns surfistas que a frequentam passou a uma prática replicada não só por surfistas mas por diversos veraneantes.
A verdade é que todos os dias se podem observar diversas esculturas feitas de seixos. Entre os que aderem construindo novas peças e os que se deslocam à praia expressamente para as admirar já se formou uma comunidade que não passou despercebida ao município. Francisco Lampreia, presidente da Câmara de Vila Nova de Milfontes já se pronunciou sobre o fenómeno, admitindo que “pegou como uma moda e levou as pessoas a fazer cada vez mais”.
Ainda é cedo para se dizer se esta moda veio para ficar. Sem estrutura para resistir às investidas do mar, as pequenas esculturas têm, necessariamente, um carácter efémero. Mas será que este sucesso ficará a fazer parte dos rituais de Verão desta zona da costa vicentina?
Foto: Francisco Lampreia