Espanha adopta o limite de 30 km/hora de velocidade nas cidades
O governo espanhol já começou a limitar a velocidade máxima nas estradas das zonas urbanas para os 30 km/hora, de acordo com o El País. A medida nasceu no seio da UE, através da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), que está a tentar mobilizar todos os países membros a aderir ao novo limite de velocidade nas cidades, de modo a reduzir o número de mortes.
A razão da introdução deste novo limite é a de que um peão tem uma probabilidade de sobrevivência de 95% caso seja atropelado por um veículo que circule a uma velocidade de 30 km/hora. Esse valor cai para 55% quando o veículo circula a 50 km/hora e para 0% – morte quase certa – quando o veículo vai a 70 km/hora ou mais.
Segundo os organizadores da proposta, a oposição tem surgido principalmente por parte do público. “As pessoas assumem automaticamente que serão forçadas a conduzir muito lentamente, porque tendem a fazê-lo duas vezes mais depressa que o limite legal, mas as evidências mostram que, uma vez introduzido o limite de 30 km/hora, os automobilistas percebem que podem deslocar-se até mais rapidamente pois há menos congestionamentos de tráfego”, diz Heike Aghte, coordenadora da campanha alemã.
A comunidade espanhola está dividida. A maioria das pessoas acha que a medida pode fazer sentido dentro de algumas zonas específicas das cidades, mas que impor o limite de 30 km/hora nos perímetros urbanos inteiros será um erro.
Os condutores concordam com a medida, caso ela seja aplicada em locais urbanos onde a densidade de ciclistas e peões é muito elevada e onde as hipóteses de atropelamento são maiores. O problema de limitar todas áreas urbanas aos 30 km/hora de velocidade máxima é que aí estarão incluídas as artérias principais. Para os opositores da ideia, limitar a 30 km/hora a velocidade máxima nessas vias, com poucos ou nenhum cruzamento, irá causar o caos no trânsito.
Um número crescente de cidades espanholas está a aumentar o número de ruas com o limite de velocidade, mas poucas têm aplicado a medida a zonas inteiras. Valência tem-na implantado em toda a sua zona antiga; já parte do centro da cidade de Málaga é uma área de 20 km/hora. O centro histórico de Santiago de Compostela, por sua vez, é apenas pedestre.
Os dados da Comissão Europeia mostram que a medida pode melhorar a segurança nas cidades. Dois terços das mortes nas estradas na Europa – cerca de 20 mil por ano – ocorrem em áreas edificadas, enquanto 48% das vítimas são ciclistas ou peões.
No que diz respeito à poluição do ar, de acordo com um relatório emitido pelos Ecologistas em Acção, em Espanha 94% da população respira um ar que excede os níveis de contaminação recomendados pela Organização Mundial de Saúde.