Espanha: Baleia dá à costa depois de ingerir 29 quilos de plástico dos oceanos
29 quilos: foi esta a quantidade massiva de plástico que uma jovem baleia engoliu, acabando por dar à costa numa praia da costa espanhola. Sacos de plástico, redes de pesca e até um tambor foram encontrados no estômago do animal que faleceu junto ao Farol do Cabo de Palos, em Cartagena.
A baleia foi encontrada já cadáver pelas autoridades de Múrcia no passado mês de Fevereiro, mas só agora foi tornado público este triste acontecimento. A autópsia ao sistema digestivo da baleia revelou que o animal tinha ingerido milhares de pedaços de plástico. A ingestão destes resíduos provocou graves lesões no intestino da baleia, que acabou por padecer num quadro de peritonite, uma inflamação da membrana que reveste os órgãos abdominais.
“A presença de plástico nos mares e oceanos é uma das maiores ameaças à conservação da vida selvagem em todo o mundo, já que muitos animais ficam presos no lixo ou ingerem grandes quantidades de plástico que acabam a causar-lhes a morte”, declarou Consuelo Rosauro, secretária de Meio Ambiente da região de Múrcia.
Sensível a esta temática, a cidade de Múrcia lançou agora uma campanha de sensibilização e redução da quantidade de lixo que flutua nos oceanos de todo o mundo. Uma iniciativa que conta com o apoio do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional e da Associação Europeia do Meio Ambiente.
Dados divulgados recentemente dão conta que, caso não sejam tomadas medidas drásticas muito em breve, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos nossos oceanos. As estimativas mostram também que anualmente são despejadas cerca de sete milhões de toneladas de lixo nos oceanos de todo o mundo.
Foto: via Creative Commons