Espanha inaugura primeira turbina eólica offshore
Espanha acabou de lançar a sua primeira turbina eólica offshore. Espera-se que a turbina de 154 metros de altura, com pás de 63 metros de comprimento, atenda às necessidades energéticas anuais de 7.500 habitações. Instalada ao largo do porto de Arinaga, nas Canárias, em Julho deste ano, a turbina deverá obter a sua certificação em Março de 2014, altura em que será conectada à rede eléctrica local.
Fabricada pela espanhola Gamesa, com peças que têm 100% de origem em Espanha, a turbina de cinco megawatts é a primeira incursão da empresa no sector da energia offshore e espera-se que se torne numa referência, graças aos seus custos de energia optimizados.
“A turbina eólica G128-5.0 MW, a primeira plataforma protótipo de 5.0 MW offshore, tem um rotor com diâmetro de 128 metros e uma altura total de 154 metros”, explicou a Gamesa. “Desde que começou a operar em Julho passado, tem produzido energia em plena capacidade, encaminhando mais de 1 GWh para a rede e gerando energia suficiente para abastecer 7.500 famílias nas Ilhas Canárias a cada ano.”
Espanha está actualmente classificada em quatro lugar em termos de capacidade de instalação de energia eólica a nível internacional. Infelizmente, o sector de energia renovável do país sofreu recentemente uma série de cortes severos, devido à crise financeira – empresas como a Gamesa têm lutado para implementar novos projectos sustentáveis no território.
Além das questões financeiras associadas, a costa espanhola é um ambiente desafiador para a geração de energia eólica, já que os seus níveis são demasiado profundos para a maioria das turbinas. Segundo o Inhabitat, o protótipo da Gamesa em Arinaga está direccionado para as águas mais rasas do Mar do Norte, que gera a maior parte da energia eólica da Europa.