Espanha: município de Tordesillas condenado por ter autorizado festa Toro de la Vega
O Ayuntamiento de Tordesillas, Espanha, foi condenado por autorizar, de maneira irregular, o torneio Toro de la Vega 2014, um evento taurino de origem medieval em que dezenas de picadores e lanceiros tentam ferir um touro com uma lança, até à morte.
Segundo o Partido Animalista espanhol, PACMA, esta condenação abre “um importante precedente para conseguir a proibição definitiva da festa”.
O Tribunal Administrativo de Valhadolid declarou nula a autorização do Toro de la Vega 2014, de acordo com a sentença de terça-feira última, 6 de Outubro, condenando a Junta de Castilha e León e a câmara de Tordesillas.
Segundo o site Eco Republicano, o juiz entendeu que a autorização para celebrar a edição de 2014 do Toro de la Vega era nula, uma nova irregularidade, constatada agora judicialmente, que se une às que, ano após ano, são documentadas e denunciadas pelo PACMA. “Existe um incumprimento sistemático das regras da festa”, justifica o partido.
O partido afirmou ainda que “continuará a lutar até conseguir a total abolição da celebração do Toro de la Vega”, uma vez que esta é “contrária aos valores éticos superiores que reclama a sociedade espanhola”.
“Toda a Espanha está sensibilizada com a crueldade do festejo do Toro de la Vega”, continua a PACMA. “[Ainda assim] os políticos cobardes e irresponsáveis não se atrevem a proibir, de uma vez por todas, apesar do custo eleitoral que para eles tem a esta falta de coragem e promessas vazias”.
Foto: Jose Luis Cernadas Iglesias / Creative Commons