Espanha: uma casa passiva que reduz utilização de energia em 90%
Há dois anos, o arquitecto Josep Bunyesc construiu a primeira casa passiva certificada de Espanha. Situada em Lérida, Catalunha, a casa é um monumento à eficiência energética, contando com uma orientação e isolamento perfeitos, painéis solares, os materiais certos e um design que permite reduzir a utilização de energia nuns espantosos 90%.
Desenhada para a sua própria família, a casa de Bunyesc é de madeira – pré-fabricada – e consiste num rés-do-chão, primeiro andar e cave, onde o arquitecto tem o seu escritório.
Os painéis solares estão orientados para o sul, para capturar a energia solar e proteger a casa dos escaldantes Verões espanhóis. O pátio central é uma área de luz natural, ventilação cruzada e uma vista para o interior da casa.
Segundo a imprensa, a construção foi rápida – e barata – e utilizou placas pré-frabricadas OSB com um isolamento de lã de carneiro de 7,8 centímetros. Uma estrutura externa respirável, por outro lado, evita a condensação.
Durante o Verão, por outro lado, não é necessário abrir as janelas duplas, uma vez que há um sistema de arrefecimento natural – logo, gratuito – proporcionada pelos canais e poços de ar desenhados por Bunyesc.
Veja algumas das áreas da casa. E mais fotos do projecto.