Espécie de tubarão que se julgava extinta redescoberta num mercado do Kuwait
O Carcharhinus leiodon, espécie de tubarão que se julgava extinta há várias décadas, foi redescoberta num mercado do Kuwait (ver abaixo), com vários indivíduos mortos e para venda. Segundo a imprensa internacional, é a primeira vez em 110 anos que um indivíduo desta espécie é encontrado.
Os cientistas foram alertados para a presença de uma espécie rara de tubarão nos mercados do Kuwait, tendo encontrado 37 exemplares do “tubarão misterioso”, já morto e preparado para ser vendido. Ainda assim, os investigadores recolheram informação suficiente para preparar um plano de conservação, adianta a imprensa internacional.
Antes deste episódio, apenas dois tubarões idênticos tinham sido identificados. Ainda que a espécie tenha sido registada apenas em 1985, a prova veio de um espécime recolhido no início do século XX, pelo naturalista Wilhelm Hein, no Iémen.
Até 2008, esse tubarão de 1902 foi o único da espécie Carcharhinus leiodon identificado, ainda que os cientistas tenham procurado outros nas águas do Médio Oriente.
Durante um encontro da Shark Conservation Society, em 2008, foi revelado um tubarão-cobre com “muitas parecenças mas diferente” do Carcharhinus leiodon. As análises, reveladas mais tarde, provaram que o peixe era, na verdade, um Carcharhinus leiodon, mas esta possibilidade tinha sido descartada porque o espécime foi comprado num mercado do Kuwait, a 2.900 quilómetros do local ondem Hein descobriu o seu, no Iémen.
Assim, os cientistas percorreram vários mercados no Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, à procura de outros exemplares. Depois de descobrirem 47 variedades nos mercados do Kuwait, eles puderam estudar a forma como estes peixes crescem, quantos filhos têm e qual o seu habitat.
Ainda assim, o novo tubarão continua a ser raro, pelo que um plano de conservação para aumentar a população vai agora arrancar.