Esquilo bebé resgatado no Sri Lanka adormece em qualquer sítio (com FOTOS)
Este esquilo bebé chamado Rob mostrou ao mundo que é capaz de dormir em qualquer lugar, desde o interior de uma caneca ao teclado de um computador. A cria foi adoptada pelo realizador de documentários de vida selvagem Paul Williams, de 34 anos, depois de ter sido encontrada longe da mãe.
Williams estava no Sri Lanka a filmar leopardos e templos antigos quando encontrou Rob sozinho no escuro, num parque de estacionamento. “Pensei que ele estava morto até que notei uma pequena contracção”, revela o homem. “O meu primeiro pensamento foi tentar colocá-lo de volta no ninho com os pais, por isso pu-lo num local seguro o mais alto que consegui, na árvore de onde imaginei que tivesse caído.”
Williams cobriu o pequeno animal com uma camada de tecido, para o ajudar a manter-se quente, convencido de que a progenitora ouviria o seu chamamento e o iria resgatar. “Na manhã seguinte fui vê-lo e ainda continuava lá.”
Williams e a sua equipa usaram então equipamento de alta tecnologia, incluindo câmaras térmicas, na tentativa de encontrar alguma família de esquilos. Infelizmente, não tiveram sucesso. Não conseguiram abandonar a cria e adoptaram-na – já que, de outra forma, ela morreria.
Williams tratou intensivamente do Rob durante um mês até este recuperar totalmente a saúde, alimentando-o com uma seringa de plástico. “O meu objectivo foi engordá-lo, fortalecê-lo e, de seguida, encontrar uma solução para o libertar.”
Hoje o esquilo, encontrado no Wilpattu National Park, parece saudável entre a equipa de televisão. O dono, contudo, manifesta-se preocupado. “Não é o mais doce dos mundos para se crescer, já que estamos muitas vezes a viajar grandes distâncias em veículos embalados e carregados e passamos o dia todo – e grande parte da noite – no terreno.”
Por isso mesmo, a ideia passa por reintroduzir o pequeno Rob no seu habitat natural. “Estou a analisar centros de resgate de animais ou à procura de alguém que continue a criá-lo e o reintroduza lentamente”, relava o realizador. “Mas, por enquanto, acho que sou o par de mãos mais seguro que ele tem porque já trabalhei num centro de resgate de animais.”
Rob é um esquilo de palmeira indiano – espécie característica pelas três riscas ao longo do corpo. O nome da espécie deve-se ao facto de geralmente fazerem as suas casas em árvores exóticas. Podem viver durante mais de cinco anos em cativeiro.