Esta biblioteca infantil de madeira segue técnicas tradicionais



A Pingtan Book House é uma casa tradicional de construção em madeira na China, com uma escada interna e estantes que oferecem infinitas possibilidades de leitura e de jogo. As paredes desta biblioteca infantil são uma matriz de estantes e janelas com vista para um pátio para brincar. Para a China rural, este tipo de biblioteca construída para ler e brincar é uma nova experiência na arquitetura para a educação e recreação das crianças, avança o “Inhabitat”.

@Zhao Sai

 

Segundo a mesma fonte, esta região da China é o lar das aldeias minoritárias de Dong, que lidaram com a perda gradual do seu património arquitetónico que foi substituído por edifícios de betão. De acordo com os designers, aldeias inteiras construídas ao longo de séculos a partir de Abeto da China indígena estão a perder a sua identidade histórica. A escola primária de Pingtan foi também construída em betão há 20 anos, na periferia da aldeia. Além disso, é considerada um excelente exemplo deste fenómeno. O complexo de edifícios acolhe mais de 300 crianças dos seis aos treze anos de idade. É ainda composto por cinco edifícios que incluem um salão, cafetaria, sala de aula, dormitórios e um edifício administrativo.

@Zhao Sai

 

Os designers da Condition_Lab introduziram uma estrutura de madeira neste complexo que remete para a história arquitetónica do Dong. Eles esperam inspirar nostalgia e maravilhar-se com a herança da arquitetura aqui. Ao mesmo tempo, dizem que este projeto de construção fomenta uma forma de “património vivo” para reconectar e inspirar as crianças, dando-lhes acesso à apreciação da sua cultura através do envolvimento direto através deste estilo de construção. O projeto é a segunda biblioteca da Condition_Lab nesta região, depois do Gaobu Book House.

@Zhao Sai

Além disso, cada projeto nesta linha toma a tipologia tradicional da casa de madeira Dong “Galan” e adapta-a a um design contemporâneo, reinterpretando elementos tais como escadas, paredes, janelas e chão. Os carpinteiros locais e estudantes da Escola de Arquitetura CUHK colaboraram no projeto que visava viver o tema “local, lento e atento” na construção da biblioteca. Este processo de conceção permitiu aos designers envolver a comunidade e construir confiança. O edifício foi também construído com uma doação de mais de $76.000 (600.000 HKD) do Fundo de Caridade Chan Cheung Mun Chung.

@Zhao Sai

 

Cada elemento deste edifício é construído com um único material. De facto, o policarbonato foi utilizado para painéis de fachada que filtram a luz solar e proporcionam vistas exteriores fora das janelas invulgarmente angulosas. As juntas do dragão utilizadas na carpintaria Dong foram utilizadas para interbloqueio de peças para as principais ligações estruturais.

Os arquitetos dizem que queriam que os filhos de Pingtan soubessem que a sua cultura continua a viver e a ser relevante num mundo em rápida mudança e que a disciplina da arquitetura também conserva a sua alma, considerando o impacto social e o bem-estar dos residentes.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...