Esta casa flutuante sustentável é feita exclusivamente de madeira



Como muitas casas, esta é construída a partir de madeira. Neste caso, de madeira e cortiça maciça. Tem muitas janelas para deixar entrar luz e um design moderno que impressiona. Mas esta casa flutua sobre a água, avança o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, o design único foi criado pelo Studio RAP. A empresa foi encarregue de criar uma casa sustentável e flutuante nos canais da histórica Leiden, nos Países Baixos. Foi uma encomenda bastante elevada. Esta casa de Roterdão, chamada The Float, é sustentável e está, de facto, a flutuar. O seu interior tem madeiras expostas que são leves e iluminadas pela luz solar. O exterior é feito de cortiça escura que combina com a atmosfera histórica existente na cidade. E a impressão geral “é bastante impressionante”.

O Estúdio RAP concebeu um design modular composto por uma série de atmosferas, cada uma delas concebida para uma função de vida. Estas diferentes atmosferas foram unidas numa aparência singular, com cada módulo a ser rodado e painéis extra colocados no meio. Isto criou a aparência única de dobragem da casa flutuante.

Além disso, a madeira foi utilizada em todo o design. A madeira laminada transversalmente foi utilizada para dar força ao projeto. Foi utilizado isolamento de cortiça de baixa densidade, com cortiça de alta densidade para formar a camada exterior. As duas são unidas com uma camada de argamassa de cortiça. A cortiça é à base de plantas.

O resultado fala por si. A “bela casa repousa sobre o canal rodeado por edifícios históricos e vegetação luxuriante”. No interior, a madeira proporciona espaço para prateleiras embutidas nas paredes, assentos de janelas e muitas plantas penduradas. Por dentro e por fora, esta casa homenageia o mundo natural.

O pavimento flutuante foi feito com uma pegada de carbono baixa, e não ocupa qualquer espaço terrestre. “É um projeto verdadeiramente único e inspirador, que mostra que tudo é possível com imaginação suficiente”, conclui o “Inhabitat”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...