Esta mini-casa inteligente custa 43 mil euros e parece uma nave espacial
A Nestron é uma startup de Singapura que desenvolve mini-casas pré-fabricadas e inteligentes, com o objetivo de criar uma alternativa de habitação acessível e sustentável. Concebidas como soluções plug-and-play, o Cube One e o Cube Two são os dois modelos disponíveis, que vêm já mobilados.
As casas integram um sistema de inteligência artificial que permite, através de uma assistente virtual, controlar por voz equipamentos conectados como a máquina de lavar, o frigorífico e o ar condicionado. A sustentabilidade é outro ponto forte: 90% dos materiais da casa foram reciclados e estão também incluídos painéis solares.
O Cube Two é o seu mais recente protótipo, uma casa pequena e inteligente, que possuí um assistente de inteligência artificial e 15 anos de garantia com a possibilidade de encomendar para qualquer parte do mundo – algo que vai pesar no preço final. Com uma estrutura que ronda os 9 metros de comprimento, os quase 4 metros de largura e resulta numa área total de 26 m², a Nestron afirma que esta foi criada para acomodar entre 3 a 4 pessoas.
O modelo é à prova de fogo – o material da parede externa tem resistência superior a 2 horas e a parede interna a 1 hora -, tem resistência a tufões e terramotos – com um fortalecimento contra terremotos de nível 9 e tufões de nível 12 – e tem isolamento de som e isolamento térmico.
Com entregas para todo o mundo, as casas podem ser encomendadas através do site neutron.house