Esta planta tem a maior flor do mundo (e pode medir até 3 metros de altura)



A espécie Amorphophallus titanum, também conhecida por Flor-cadáver, é a planta com a maior inflorescência do mundo – por outras palavras, possui a maior flor do mundo.

A flor foi descoberta em 1878 na ilha da Sumatra, na Indonésia, e hoje encontra-se em mais de 90 jardins botânicos em 18 países do mundo. O primeiro exemplar a nascer em cativeiro foi no Royal Botanic Gardens Kew, no Reino Unido, em 1889.

Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), a espécie encontra-se atualmente classificada como “em perigo” de extinção, sendo essencial a sua conservação.

A Flor-cadáver pode medir até três metros de altura, a sua floração ocorre ocasionalmente e não é expectável, e tem uma duração de apenas alguns dias. Além disso, durante este fenómeno a flor emite um mau cheiro para atrair insetos, razão pela qual lhe foi dado o seu nome próprio.

É composta por grandes folhas de cor de laranja, vermelho e roxo, e depois de florescer dá origem a um fruto de cor vermelho vivo idêntico a cerejas. Segundo o Departamento de Botânica da Universidade americana de Wisconsin-Madison, a flor pode pesar mais de 90 quilogramas e ter entre 0,91 a 1,21 metros de diâmetro quando floresce.

Uma coisa é certa, esta planta é tudo menos vulgar. Veja aqui algumas fotografias da espécie:

University of Wisconsin-Madison

Flies collect around the spadix and spathe

© Keoki Seu, Flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...