Está prestes a ser lançada a plataforma para limpar o plástico oceânico (vídeo)
O The Ocean Cleanup está prestes a ser lançado. O Sistema 1 deverá começar a trabalhar já no próximo dia 8 de setembro para limpar 50% da ilha de lixo presente no Oceano Pacífico em cinco anos. Neste momento, estima-se que existam cinco mil biliões de peças de plástico a poluir os oceanos em cinco grandes ilhas, com a maior a situar-se no Pacífico entre o Havai e a Califórnia.
O sistema que está agora prestes a ser lançado para limpar o lixo oceânico é passivo. Consiste de uma barreira flutuante em forma de “u” com 600 metros de comprimento e uma “saia” que se estende a três metros de profundidade. A barreira flutuante impede que o lixo à superfície escape da barreira, enquanto a saia apanha os detritos que se estejam a movimentar nas correntes.
Esta tecnologia recorre, depois, à força do vento e das correntes naturais para se deslocar e ir apanhando o lixo à medida que avança. Ao fim de alguns meses, o lixo acumulado será removido por um barco, que o trará, depois, para terra para ser processado e reciclado.
O projeto The Ocean Cleanup espera limpar 90% dos mares do planeta com esta técnica até 2040.
Veja aqui o vídeo de como funciona este sistema.