Esta tartaruga só existe na Austrália e está em perigo de extinção



Os répteis são desde cedo uma classe ameaçada pelo ser humano, sendo os anfíbios os animais em maior risco de extinção (41%) na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Assim, a história desta tartaruga não é diferente.

A tartaruga Mary River (Elusor macrurus) é proveniente da Austrália, do rio Mary, localizado em Queensland. É diferente das tartarugas mais comuns, por diversas razões: tem uma espécie de cabelo na cabeça e na carapaça,composto por algas, dois tubérculos no queixo, umas grandes patas e cauda; E consegue aguentar três dias submersa dentro de água (72 horas).

Devido ao tráfico e comércio de animais, nos anos 60 e 70, e ao facto de ser mantida como um animal de estimação, os cientistas só conseguiram encontrar a sua origem e reconhecê-la como espécie em 1990, altura em que a população já se encontrava em perigo. A tartaruga Mary River leva vinte e cinco anos a atingir a maturidade sexual para reprodução, o que dificulta o processo de aumento da espécie.

Esta tartaruga faz parte de uma linhagem de espécies muito antiga, com cerca de 40 milhões de anos, o que a leva a estar em 30º lugar na lista Edge of Existence, da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...