Estação de comboios espanhola reconvertida em centro cultural com cobertura verde



Uma antiga estação ferroviária de León, em Espanha, foi reconvertida num centro cultural e de arte dedicado aos mais jovens, um projecto alicerçado em conceitos sustentáveis e que tem na cobertura verde o seu ex libris.

O novo espaço foi concebido numa das mais históricas estações ferroviárias espanholas, mesmo no centro de León, e foi desenhado pelo Estúdio Sic, depois de um processo de ideias delineado, a meias, pelos cidadãos de León e pelo município. O objectivo passava por devolver a estação ao espaço público.

A renovação do espaço foi inspirada na sustentabilidade, com a já mencionada cobertura verde e um design que possibilita o aquecimento e arrefecimento solar passivo. No Verão, a cobertura evita que a calor entre no edifício, mantendo-o fresco mas com luminosidade.

A estação em si foi transformada numa galeria open space e multifuncional, enquanto no edifício situado a norte foi construído um auditório e um espaço para escritórios. Os velhos trilhos transformaram-se numa praça pública e até o restante material da estação foi reaproveitado numa espécie de anfiteatro ao ar livre.

O Espacio Vías é agora financiado pelo Instituto da Juventude espanhol, e liderado por uma parceria entre a cidade de León e o instituto de juventude local.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...