Estarreja: jovens trocam férias por vigilância florestal
Vinte e quatro voluntários passaram 15 dias a vigiar, proteger e limpar a floresta da região de Estarreja, uma iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja em colaboração com a GNR e os Bombeiros Voluntários locais.
“De segunda a domingo, ininterruptamente entre as 10h e as 16h, e em pleno período crítico de incêndio florestal, estes jovens dedicam-se por inteiro à defesa da floresta desempenhando um conjunto de tarefas imprescindíveis: vigilância móvel em bicicleta, recolha de lixo, detecção e georreferenciação de lixeiras, inventariação e caracterização da rede viária florestal”, explicou ao Notícias ao Minuto Marisa Machado, coordenadora do projecto.
“Esta experiência de 15 dias está a tornar os jovens estarrejenses mais conscientes dos perigos que ameaçam as zonas florestais e o meio ambiente, da importância da floresta e da protecção civil, ficando guardiães da floresta para toda a vida”, continuou a responsável.
Nos quinze dias da iniciativa foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo em áreas florestais. “Só esta segunda-feira os jovens conseguiram reunir seis dezenas de sacos de lixo, para além de terem encontrado mono diversos como sofás, pneus e sucatas, incluindo um para-choques, que os serviços municipais irão agora recolher”, avançou Marisa Machado.
Desde a primeira edição deste projecto, em 2006, já participaram 226 jovens que recolheram mais de 40 toneladas de lixo, inventariaram centenas de caminhos e georreferenciaram dezenas de lixeiras clandestinas.