Estas antigas armas de pedra podem ligar os povos da idade do gelo da América do Norte e do nordeste asiático



Uma seleção de ‘pontos de projéteis’ de pedra, que estavam muito provavelmente ligados aos dardos, foram encontrados 3.000 anos mais velhos do que quaisquer outros exemplos semelhantes encontrados na América do Norte, avança a “Science Focus”.

Segundo a mesma fonte, a notável descoberta pelos arqueólogos da Universidade do Estado do Oregon (OSU), que têm datado os artefactos afiados de lâminas de barbear, ajudará a preencher lacunas na história de como os primeiros seres humanos fabricaram e utilizaram armas de pedra.

Loren Davis, arqueólogo da OSU e chefe do grupo que encontrou os artefactos antigos, salienta como a descoberta destes pontos de projéteis é reveladora, não só devido à sua idade, mas também devido à sua semelhança com itens encontrados em Hokkaido, Japão – datando de 16.000-20.000 anos atrás.

A presença das armas em Idaho dos tempos modernos dá mais peso à teoria de que pode haver ligações genéticas e culturais precoces entre os povos da era do gelo do nordeste asiático e da América do Norte.

Os 13 pontos de projéteis cheios e fragmentados – de cerca de 1,2cm a 5cm de comprimento – foram mostrados até à data de 15.700 anos atrás, o que é anterior aos pontos de pedra canelada encontrados anteriormente nos EUA.

Também são anteriores a quaisquer armas semelhantes que tenham sido encontradas no mesmo local de escavação de Cooper’s Ferry, ao longo do rio Salmon, na atual Idaho, por 2.300 anos.

“De um ponto de vista científico, estas descobertas acrescentam detalhes importantes sobre como é o registo arqueológico dos primeiros povos das Américas”, disse Davis.

“Uma coisa é dizer, ‘pensamos que as pessoas estiveram aqui nas Américas há 16.000 anos atrás’, mas outra coisa é medi-lo encontrando artefactos bem feitos que eles deixaram para trás”.

A descoberta foi feita num local em Idaho, na terra tradicional Nez Percé conhecida pela tribo como a antiga aldeia de Nipéhe. Atualmente, o local é propriedade pública do Bureau Federal de Gestão de Terras.

“Os primeiros povos da América do Norte possuíam conhecimentos culturais que utilizavam para sobreviver e prosperar ao longo do tempo. Alguns destes conhecimentos podem ser vistos na forma como as pessoas fabricavam ferramentas de pedra, tais como os pontos de projéteis encontrados no local de Cooper’s Ferry”, disse Davis.

“Ao comparar estes pontos com outros sítios da mesma idade e mais velhos, os investigadores podem então ter uma noção das redes sociais onde este conhecimento tecnológico foi partilhado entre os povos”.

Os artefactos de pedra esbelta, que foram descobertos durante os verões entre 2012-17, caracterizam-se por duas pontas distintas – uma afiada e outra de caule – bem como uma forma simétrica biselada (tendo uma aresta inclinada, em vez de quadrangular) se olhada de frente. Davis indicou que eram muito provavelmente fixados a dardos, em vez de flechas ou lanças.

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...