Changi, o aeroporto de Singapura com um conceito inovador inspirado na natureza
O Aeroporto Changi, em Singapura, foi considerado pelo oitavo ano consecutivo o Melhor Aeroporto do Mundo, através do World Airport Awards. Além da classificação atribuída, pode ser também um exemplo para os restantes por razões ambientais.
O Changi tem um conceito inovador inspirado na natureza, visível em toda a decoração, e preocupa-se com a sustentabilidade e eficiência dos seus serviços. É casa para mais 500 mil plantas, e os terminais estão rodeados de vegetação e flores, quer em forma de jardins normais como em verticais.
O aeroporto dispõe também de dois jardins únicos, um com mais de mil borboletas tropicais de 40 espécies diferentes, e outro com girassóis ao ar livre.
Na área comum Jewel, está rodeada de uma floresta verdejante a Rain Vortex, a maior cascata do mundo dentro de um edifício com 40 metros de altura.
O aeroporto tem um sistema de iluminação inteligente que regula a quantidade de luz solar que entra no edifício, e que permite economizar eletricidade. Quanto à iluminação, são usadas lâmpadas LED.
No exterior, o pavimento da pista onde os aviões circulam e estacionam é todo reciclado. Os veículos de recolha de bagagem são elétricos, o que poupa bastante as emissões de carbono dos 60 milhões de voos que recebem anualmente.
“Visite” o Aeroporto de Changi na galeria abaixo: