Este é o primeiro autocarro elétrico projetado e desenvolvido em África



A Opibus, empresa de tecnologia sueco-queniana que está a revolucionar o mercado dos veículos elétricos em África, acaba de lançar o primeiro autocarro elétrico projetado e desenvolvido no continente. O veículo de transporte vai ser lançado este ano em Nairobi, no Quénia.

O autocarro é produzido localmente, e em comparação ao seu homólogo a diesel, tem um melhor desempenho e requer menos 80% de custos em manutenção e menos 50% de despesas operacionais, segundo a marca. Assim, torna-se uma alternativa mais sustentável, económica e que potencia o desenvolvimento da economia local.

“O primeiro autocarro elétrico deve ser lançado comercialmente em meados deste ano. Depois a plataforma será testada em escala através da implantação comercial de dez autocarros durante o segundo semestre de 2022″, refere Dennis Wakaba, coordenador do projeto. “Assim, garantimos uma recolha de feedback valioso para continuarmos o desenvolvimento do produto e fazermos um ajuste otimizado ao mercado.”

Os primeiros autocarros deverão percorrer as áreas periurbanas de Nairobi. Serão instalados vários postos de carregamento com carregadores lentos e rápidos, sendo que, ao utilizar o mais rápido, o autocarro pode ser carregado em 1 hora.

Fundada em 2017, a Opibus é a primeira empresa a lançar motos e veículos elétricos produzidos a nível local, promovendo a transição para a mobilidade sustentável no continente africano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...