Este sistema de ancoragem protege a vida marinha



Quando vários barcos se juntam numa enseada, cada um deles lança uma âncora que pode danificar os corais ou outra forma de vida marinha no fundo do mar. É por isso que o sistema Seafloatech foi criado, pois permite que vários barcos partilhem a mesma âncora.

Projetado por uma empresa francesa com o mesmo nome, o Seafloat incorpora plataformas de atracação flutuantes, nas quais vários barcos se prendem da mesma forma que fariam numa doca em terra. De acordo com o NewAtlas, cada plataforma é mantida no lugar por um único módulo, que funciona de forma um pouco diferente da configuração tradicional.

Ou seja, a base é uma estrutura de aço em forma de X que se mantém deitada no fundo do mar e é mantida um pouco acima da areia por estacas. A conexão dessa base à plataforma é uma estrutura vertical cujas extremidades giram 360 graus. Há medida que a maré move a plataforma, o eixo move-se para dentro e para fora conforme o movimento das ondas. Isto mantém a plataforma no mesmo local, evitando que seja puxada para dentro de água.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...