Estes são os países que mais fazem pela Ação Climática
Já foi lançado o Climate Change Performance Index (CCPI) 2021, que revela os esforços atuais de 57 países e da União Europeia na luta pela Ação Climática. No entanto, uma coisa ficou bem assente: nenhum dos países fez o suficiente para travar realmente as alterações climáticas.
Os três primeiros lugares do ranking não tiveram classificados propositadamente, para reforçar a ineficácia do que está a ser feito. Contudo, os primeiros países a fazer mais pelo clima são a Suécia (4.º lugar), seguida do Reino Unido (5.º lugar) e da Dinamarca (6.º lugar).
Dentro da classificação “alta”, em que se inserem os países que obtiveram mais pontos, encontra-se Portugal, em 17.º lugar.
Relativamente aos países que menos fazem pelo clima, encontra-se em último lugar da lista os Estados Unidos, mas também outros como a Arábia Saudita, o Irão, o Canadá, a Austrália e a Rússia, com uma classificação “muito baixa”.
O CCPI analisa e regista as cotações com base em quatro critérios: Gases de Efeito Estufa (40%), Energia Renovável (20%), Uso de Energia (20%) e Política Climática (20%), tendo como objetivo avaliar o progresso ou o retrocesso dos países.
Pode ver aqui a lista e o desempenho de cada um:
Out now! The Climate Change Performance Index 2021 shows climate protection efforts from 57 countries + EU. Ranking based on the categories:#Greenhousegasemissions #Renewableenergy#Energyconsumption &#Climatepolciies
First 3 places empty https://t.co/zN7MeYYpGa pic.twitter.com/vYtmQOdvxa— Climate Action Network – International (CAN) (@CANIntl) December 7, 2020