Estes são os principais benefícios de ter plantas dentro de casa
As plantas interiores não servem apenas para embelezar a casa, há inúmeros benefícios para quem as cultiva.
Estes organismos vivos interagem com a saúde dos habitantes da casa, aumentando mesmo a qualidade de vida e aumentando o bem-estar do corpo e da mente.
Conheça alguns dos principais benefícios das plantas interiores.
Ar mais respirável
Quando respiramos o corpo absorve oxigénio e liberta dióxido de carbono. Durante a fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio. Esse padrão oposto de uso de gás torna as plantas e as pessoas parceiros naturais.
Adicionar plantas a espaços interiores pode aumentar os níveis de oxigénio. À noite, a fotossíntese cessa e as plantas normalmente respiram como humanos, absorvendo oxigénio e liberrando dióxido de carbono. Algumas plantas – orquídeas, suculentas e bromélias epifíticas – fazem exatamente o contrário, absorvendo dióxido de carbono e libertando oxigénio. Coloque essas plantas nos quartos para refrescar o ar durante a noite.
Libertar água
Como parte dos processos fotossintéticos e respiratórios, as plantas libertam vapor de água, o que aumenta a humidade do ar ao seu redor. As plantas libertam cerca de 97% da água que absorvem. Junte várias plantas e poderá aumentar a humidade do ambiente, o que ajuda a evitar problemas respiratórios. Estudos da Universidade Agrícola da Noruega documentam que o uso de plantas em espaços interiores diminui a incidência de pele seca, resfriados, dor de garganta e tosse seca.
Ar Purificado
As plantas removem toxinas do ar – até 87% dos compostos orgânicos voláteis (COV) a cada 24 horas, de acordo com investigações da NASA. COVs incluem substâncias como formaldeído (presente em tapetes, vinil, fumo de cigarro e sacos de supermercado), benzeno e tricloroetileno (ambos encontrados em fibras artificiais, tintas, solventes e tintas). O benzeno é comumente encontrado em altas concentrações em ambientes de estudo, onde livros e papéis impressos abundam.
Edifícios modernos com clima controlado e herméticos armazenam VOCs. A investigação da NASA descobriu que as plantas purificam o ar aprisionado puxando contaminantes para o solo, onde os micro-organismos da zona de raiz convertem VOCs em alimento para a planta.
Melhorar a saúde
Adicionar plantas a quartos de hospital acelera as taxas de recuperação de pacientes cirúrgicos, de acordo com investigadores da Kansas State University. Em comparação com pacientes em quartos sem plantas, os pacientes em quartos com plantas requerem menos analgésicos, têm menor frequência cardíaca e pressão arterial, sentem menos fadiga e ansiedade e têm alta hospitalar mais cedo.
O Conselho de Produto Holandês para Horticultura encomendou um estudo no local de trabalho que descobriu que adicionar plantas a ambientes de escritório diminui a fadiga, resfriados, dores de cabeça, tosse, dor de garganta e sintomas semelhantes aos da gripe. Em outro estudo da Agricultural University of Norway, as taxas de doença caíram em mais de 60% em escritórios com plantas.
Foco de nitidez
Um estudo do Royal College of Agriculture em Circencester, Inglaterra, descobriu que os alunos demonstram 70% mais atenção quando são ensinados em salas que contêm plantas. No mesmo estudo, a frequência também foi maior para as palestras ministradas em salas com plantas.
Quantas plantas?
As recomendações variam de acordo com seus objetivos.
Para melhorar a saúde e reduzir a fadiga e o stress, coloque uma planta grande (vaso de 20 centímetros de diâmetro ou maior) a cada 12 metros quadrados. Em escritórios ou salas de aula, posicione as plantas de forma que cada pessoa tenha a vegetação à vista.
Para purificar o ar coloque uma planta maior a cada 30 metros quadrados.