Estes são os vencedores do concurso escolar de Natal da Tetra Pak e da Compal
O concurso escolar “Este Natal os enfeites estão por tua conta” lançado pela Compal e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), divulgou agora os resultados. A iniciativa desafiava os alunos a construir enfeites de Natal através de embalagens de cartão das marcas, promovendo assim a reciclagem e a proteção ambiental.
O passatempo contou com a participação de mais de 250 mil alunos de todo o país, e foram submetidos cerca de 600 trabalhos. Os vencedores irão receber uma quantia monetária para tornar a sua escola mais sustentável.
Vencedores do primeiro escalão – Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico:
- Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula (Santa Cruz);
- Colégio dos Plátanos (Sintra);
- Jardim de Infância da Castanheira (Águeda).
Vencedores do segundo escalão – Níveis de ensino até ao 3.º ciclo:
- Escola Secundária de Arouca (Arouca);
- Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas);
- Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora).
Foram ainda atribuídas quatro menções honrosas para as seguintes escolas:
- Escola EB1/PE/Creche do Caniçal (Machico);
- Escola EB1/PE/Creche da Nazaré (Funchal);
- Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga);
- Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira).
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, afirma que o concurso procurou “Impactar a comunidade escolar de forma criativa, lúdica e educacional, alertando os jovens para a importância da reciclagem, da correta deposição das embalagens no contentor amarelo e da proteção do ambiente, através da implementação de práticas sustentáveis”. Ana Rita Martins, Marketing Manager da Compal, acrescenta ainda que “Iniciativas como esta permitem reforçar a promoção da consciencialização e educação ambiental junto das camadas mais jovens”, ao mesmo tempo que as “embalagens ganham uma nova utilidade e valor”.
Margarida Gomes, coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas, conclui “Construir o futuro que queremos para o nosso planeta é uma responsabilidade partilhada por todos e os mais jovens têm um papel fundamental nesse sentido”.