A promessa tinha sido feita no início de 2016 por Ségolène Royal, Ministra de Ecologia e Energia da França: equipar as estradas francesas com mais de mil quilómetros de painéis solares no prazo de cinco anos. Menos de um ano depois, foi agora inaugurada a primeira via deste grandioso projecto na pequena cidade de Tourouvre-au-Perche, norte da França.

A medida do governo francês tem como objectivo fomentar o uso das energias renováveis no país, usando a energia produzida por estes painéis solares para distribuir energia sustentável por zonas onde a produção energética enfrenta maiores desafios. Com a implementação deste projecto, comunidades até agora privadas de acesso regular a energia, irão puder contar com este indispensável recurso no seu dia-a-dia. E ainda por cima de forma sustentável.

O troço agora inaugurado tem um quilometro de extensão e está equipada com 2800 metros quadrados de painéis solares. Em termos práticos, isto significa que a energia produzida por estes painéis solares irá garantir o bom funcionamento do sistema de iluminação pública de uma cidade com 3400 habitantes.

Estimativas da empresa responsável pelo projecto, a Wattway, indicam que anualmente a produção deste projecto deverá rondar os 280 MWh, algo como 767 kWh gerados diariamente e 1.500 kWh na altura do Verão.

Foto: Christophe Petit Tesson

Deixar uma resposta