Estratégia 6.25 da Mercadona distinguida como grande inovação do consumo de 2020
Na quarta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà, que deu a conhecer as inovações do setor em 2020 em Espanha, a Mercadona foi reconhecida em vários pontos. Entre os reconhecimentos estão a Estratégia 6.25, plano que está a impulsionar a redução do uso de plástico na cadeia de supermercados, o Café Filtro Americano Hacendad, e iniciativas como a #IstoNÃOtemdePARAR, que evoluiu para #EActívate.
A Estratégia 6.25, que aborda seis ações a cumprir até 2025, está enquadrada dentro da estratégia global de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, e foi reconhecida dentro da categoria de inovação de processos por supor um salto qualitativo no momento de abordar este tema de maneira global e alinhada com a economia circular na qual se envolve também o consumidor. Como explicou Margarita Muñoz, Diretora-geral de Economia Circular da Mercadona, esta tem um triplo objetivo de “reduzir 25% o plástico das embalagens das nossas marcas, reciclar todos os resíduos plásticos que geramos nos nossos processos e que todas as nossas embalagens sejam recicláveis”.
Já o café foi reconhecido por ser um produto inovador, pela forma fácil e prática de permtiir tomar um café de filtro tipo americano sem a necessidade de uma cafeteira.
Relativamente às iniciativas mais inovadoras desenvolvidas pela Mercadona, foi reconhecida como inovação social a #IstoNÃOtemdePARAR, que atualmente evoluiu para #EActívate, com a adesão de mais de 5.500 empresas. O movimento, iniciado a meados de março, foi destacado pelo seu objetivo de dar visibilidade ao esforço de todas as empresas e dos seus colaboradores por continuarem a trabalhar e a reinventarem-se, e que atualmente se converteu num ponto de encontro, formação e inspiração que serve de estímulo para reativar a economia do país em época de pandemia.