Estudante alemão desenvolve sistema que nos ajuda a controlar o que comemos
No futuro, poderemos comprar um pedaço de carne no supermercado e, no momento em que o colocamos no nosso prato, saber de que parte do animal ele provém, se pode provocar alergias ou quantas calorias tem.
Segundo o blog da Krups Portugal, o estudante Hannes Harms, da Universidade Real de Arte, Londres, criou o conceito tecnológico NutriSmart, um projecto futurista que pretende aliar a gastronomia e nutrição às novas tecnologias. E que pode revolucionar a forma como nos relacionados com a alimentação.
O ponto de partida do NutriSmart são as chamadas etiquetas RFID, que monitorizam todo o histórico de determinado produto e nos ajudam a perceber, por exemplo, qual o prazo de validade do alimento.
De acordo com o blog, uma das mais interessantes soluções do NutriSmart é uma espécie de prato inteligente, que recebe os dados fornecidos pelo alimento e envia-os para um computador, que os analisa. É uma espécie de “sistema invisível de gestão de dietas”.
“Quando um bolo é colocado em cima do prato, é automaticamente lido pela etiqueta RFID que está integrada dentro do prato e encontra-se programado para ler qualquer produto que esteja… em cima do prato”, pode ler-se no blog.
“A partir daqui, e tendo a tecnologia do nosso lado, as possibilidades são inúmeras. Saber quantas calorias há no prato e de que parte do animal provém a carne que irá comer, saber se um certo alimento provoca alergia, e daí em diante”.
O conceito ainda não pode ser encontrado nas lojas, nem recebeu qualquer tipo de investimento. Até quando?
Veja por que razão nos entusiasmámos tanto com o NutriSmart.