Estudo da Universidade de Aveiro alerta para microplásticos na Praia da Barra

A investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e do Departamento de Química recolheu 33 amostras de sedimentos, numa área influenciada pelo turismo e pelo tráfego marítimo, duas das principais fontes desse tipo de poluição.

Green Savers com Lusa

Um estudo hoje divulgado pela Universidade de Aveiro alerta para a “elevada presença de microplásticos” nos areais da Praia da Barra, em Ílhavo, uma das zonas balneares mais frequentadas da região.

A investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e do Departamento de Química recolheu 33 amostras de sedimentos, numa área influenciada pelo turismo e pelo tráfego marítimo, duas das principais fontes desse tipo de poluição.

“Os resultados mostram uma concentração mediana de 100 partículas por quilograma de sedimento, com valores a oscilar entre 15 e 320 partículas por quilograma”, revela a Universidade numa nota de imprensa.

De acordo com a mesma fonte, “a maioria dos microplásticos identificados corresponde a polímeros comuns como o polietileno, o polipropileno, o poliestireno, o ‘nylon’ e o poliéster”.

“Quase todas as partículas encontradas tinham um tamanho inferior a um milímetro e as maiores concentrações foram registadas junto à linha de água”, descreve a nota.

Os investigadores defendem a necessidade urgente de monitorizar de forma sistemática a poluição por microplásticos nas praias portuguesas, para proteger os ecossistemas costeiros.

O estudo é assinado por Khawla Chouchene, Joana Prata, João Pinto da Costa, Armando Duarte e Teresa Rocha-Santos, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.