EUA: adolescentes constroem carro eléctrico movido pela actividade das redes sociais (com FOTOS)



Alunos em situação de risco no Kansas construíram vários veículos eléctricos, ao abrigo do programa social MindDrive. O mais recente projecto debruça-se sobre um ‘67 Karmann Ghia que foi convertido num modelo eléctrico, equipado com um dispositivo Arduino que monitora o tráfego das redes sociais e o transforma na energia necessária à deslocação.

A MindDrive está a usar o Project Karmann Ghia como ferramenta de sensibilização para a importância da aprendizagem experiencial na educação e os média sociais em torno da ideia como fornecedor do seu combustível.

Como parte do projecto, o carro eléctrico irá viajar desde o Kansas até Washington por via da actividade social que for gerada através dele. Ao compartilhar a iniciativa pelo Twitter, Facebook, Youtube ou Instagram, o carro ganha “combustível social”, que lhe permite usar energia na proporção da dinâmica social e, no processo, aumentar a visibilidade do programa.

Um twitt vale 5 watts, por exemplo, e um “gosto” no Facebook vale 1 watt – mas ao comentar ou partilhar um post sobre o projecto, isso já gera 3 watts ao veículo.

Este tipo de projectos altamente colaborativos e práticos, assentes numa educação experimental, permite ainda a aquisição de princípios matemáticos, científicos e tecnológicos aos jovens – especialmente aos que se desinteressaram pelo ensino numa sala de aulas.

O “aprender fazendo” não deve ser desvalorizado, mas sim adoptado como um complemento ao ensino regular.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...