EUA: casa de madeira mistura-se com a floresta (com FOTOS)
Empoleirada nas colinas verdejantes de Portland, em Oregon, nos Estados Unidos, está uma das pérolas arquitectónicas mais bem conservadas e secretas das costas do Pacífico. Esta casa na árvore contemporânea fica no meio da floresta, assemelhando-se a uma estrutura saída de um filme de ficção científica mantida em segredo.
A Wilkinson Residence foi projectada em 1997 e levou sete anos a ser concluída, estando construída num terreno de declive íngreme.
A invulgar forma orgânica da habitação foi pensada para minimizar a perturbação na floresta circundante e evocar a real sensação de se estar numa casa na árvore, já que se ergue até às copas mais altas. A casa é feita de madeira, tem um exterior curvilíneo e existe em sintonia com o meio ambiente natural. A habitação é espaçosa e goza da luz natural que a inunda através das amplas e inúmeras janelas.
A casa foi desenhada por Robert Harvey Oshatz, para se tornar na habitação de um músico. “O cliente, um amante de música, queria uma casa que não só se tornasse numa parte da paisagem natural, como também abordasse o fluxo da música”, disse Oshatz.
Toda a estrutura comunica com o exterior e o espaço interior flui facilmente para fora. Um exemplo disso é o tecto de madeira natural que, flutuando nas vigas curvilíneas de madeira laminada, se transforma numa generosa parede de vidro que envolve a sala de estar e permite vislumbrar toda a natureza.
“Deve-se, na verdade, passear pela casa para compreender as suas complexidades e a sua conexão com o exterior”, revela o criador deste abrigo secreto.