EUA: há 45 anos que não se gerava tão pouca electricidade a partir de carvão



A quantidade de electricidade gerada por carvão caiu em Novembro para o seu mínimo desde 1970, de acordo com uma informação publicada pela Energy Information Administration (EIA). De acordo com a entidade, as fábricas a carvão geraram 29% da electricidade norte-americana em Novembro de 2015, uma percentagem que caiu dos 35% em Julho e 39% durante todo o ano de 2014.

“A geração de [electricidade a partir de carvão] nunca esteve tão baixa”, explicou Glenn McGrath, analista da EIA. Ainda que a EIA não tenha dados anteriores aos anos 40, é improvável que esta percentagem alguma vez fosse inferior a este número.

O domínio do carvão na geração de electricidade está a diminuir desde 2007, quando esta fonte de energia começou a perder terreno para o gás natural devido ao boom da fracturação hidráulica nos Estados Unidos. Entre Novembro de 2014 e Novembro de 2015, o consumo de carvão decresceu 24%, coincidindo com um aumento de 21% da utilização de gás natural.

Segundo o Climate Central, a utilização de carvão para gerar electricidade é a maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa dos Estados Unidos, representando 30% das emissões daquele país.

Foto: Jon Worth / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...