EUA: Hotel recompensa clientes que tomam decisões de transporte sustentáveis
Todos sabemos que o sector dos transportes é um dos que mais contribui para a emissão de gases com efeito de estufa. Talvez a pensar nisso, o Charles Hotel está a recompensar logística e financeiramente os clientes que tomam decisões ambientalmente inteligentes de transporte até ao hotel.
Em primeiro lugar, o hotel, situado em Cambridge, Massachusetts (Estados Unidos), oferece carregamentos grátis para os carros eléctricos, mas há outros benefícios para quem faz questão de se transportar de forma mais verde.
Para além de um posto de carregamento grátis para veículos eléctricos, há estacionamento – também gratuito – para bicicletas. Paralelamente, e através da Propark America, o parque coberto utiliza a tecnologia NanoMAX para saber qual o tamanho dos veículos que entram no parque de estacionamento e calcular a respectiva factura.
Assim, os carros mais pequenos e ambientalmente mais responsável pagam menos, uma “recompensa” para quem tem um veículo que causa um impacto menor no ambiente.
O parque tem uma área especial reservada para quem conduza carros mais pequenos, como Smarts ou Mini Coopers, com marcas de estacionamento especiais, pisos coloridos, gráficos de alta resolução nas paredes e luzes energeticamente eficientes. Um tratamento especial como forma de agradecer pelas escolhas mais sustentáveis.
Há também uma estação de enchimento de pneus, para que os clientes possam tornar os seus pneus mais eficientes e um programa gratuito de partilha de bicicletas, que inclui capacete, cadeado e um mapa para caminhos cicláveis locais. Para além da própria bicicleta, é claro.
Aqui está uma boa ideia para implementar, por que não, em Portugal. Quantos hotéis recompensam os seus clientes por serem verdes? Numa altura em que se pede às empresas e marcas para serem mais sustentáveis, é importante que estas mesmas empresas criem condições para que os seus clientes sejam também mais sustentáveis, não acha?