EUA: mais de 5.000 produtos infantis contêm químicos tóxicos
De acordo com relatórios arquivados no Departamento de Ecologia do Estado de Washington, nos Estados Unidos, mais de 5.000 produtos infantis contêm substâncias tóxicas que estão ligadas ao cancro, a desordens hormonais e a problemas reprodutivos.
A Washington Toxics Coalition and Safer States realizou uma análise dos relatórios e descobriu que várias grandes empresas que fabricam produtos para crianças estão a usar um total de 41 produtos químicos identificados como preocupantes para a saúde.
Alguns destes químicos problemáticos incluem metais tóxicos, tais como cádmio, mercúrio e antimónio, para além de compostos orgânicos, como os ftalatos. Entre as marcas que admitem usar estas substâncias em vários dos seus artigos especificamente direccionados para crianças e adolescentes estão a Walmart, Gap, Gymboree, Hallmark e H&M.
O relatório identifica que os produtos tóxicos estão presentes em artigos como roupa e calçado infantil, produtos de higiene pessoal, produtos para bebés, brinquedos, cadeirinhas para o carro e material escolar e de trabalhos manuais (como lápis ou tintas).
Na verdade, mais de 5.000 produtos contêm pelo menos uma substância química que está incluída na lista do estado de Washington das 66 consideradas de elevada reocupação para as crianças. Segundo o Inhabitots, a Walmart informou que um total de 459 dos seus produtos contém substâncias químicas nocivas – incluindo arsénico, cádmio, ftalatos, bisfenol A e mercúrio.
No estado de Washington, as empresas são obrigadas a relevar os produtos tóxicos que usam nos seus artigos, porque a lei assim o obriga – mas é o único nos Estados Unidos onde isto acontece. Além disso, esta revelação não garante que haja um corte nos produtos químicos usados. Washington deve servir de modelo a outros estados neste aspecto, mas a regulamentação no uso destes químicos deve tornar-se mais forte.