EUA: parque de Yellowstone vai matar 900 bisontes este Inverno
O Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos, vai matar cerca de 900 bisontes este Inverno, de maneira a controlar o tamanho da manada do parque. Este deverá ser o maior abate de bisontes de raça pura em liberdade dos últimos sete anos nos Estados Unidos.
Actualmente, a população e bisontes do parque está estimada em 4.900 animais e a gestão do parque pretende reduzir este número para 4.000. Normalmente, os níveis aceitáveis seriam entre 3.000 e 3.500 bisontes, mas há muito que a população excedeu os números ideais. A gestão do parque indica que uma população deste tamanho é a que o espaço, e recursos inerentes, conseguem suportar durante os meses de inverno sem necessidade de alimento adicional. Este tamanho é considerado também o suficiente para manter a integridade genética e preservar a função ecológica dos animais, como herbívoros de pastagem que são e fonte de alimento para os carnívoros.
O abate de animais migratórios que possam chegar ao parque foi acordada pelas autoridades, devido ao risco que estes animais podem representar para os terrenos agrícolas vizinhos do parque.
Cerca de metade da população de bisontes de Yellowstone tem brucelose, que terá sido introduzida no parque pelo gado doméstico que lá costumava pastar. A doença foi já erradicada do gado no estado do Montana, mas há a preocupação de que os bisontes que possam migrar para fora ou para dentro do parque possam reintroduzir a doença, refere o Inhabitat.
Porém, segundo a organização Defenders of Wildlife, não há um único registo de casos de bisontes que tenham transmitido a doença ao gado doméstico. Tendo em conta o número estimado de bisontes que costumava percorrer estas planícies do norte dos Estados Unidos – estava estimado em 50 milhões – este é um exemplo da perda de habitat induzida pelos humanos, interferindo com a actividade migratória natural dos animais nativos.
O plano de abate de bisontes em Yellowstone está activo desde 2000 e tem resultado na morte de milhares de animais ou no seu transporte para as tribos americanas para a prática de caça tradicional e para consumo. O número de bisontes que abandona o parque anualmente depende da severidade do Inverno. No Inverno de 2011 para 2012, que foi ameno, menos de 40 bisontes que deixaram o parque foram abatidos. Mas no caso do inverno de 2007 para 2008, cerca de 1.600 bisontes foram abatidos depois de deixar as fronteiras do parque para procurar alimento.
Várias organizações defensoras dos animais e da espécie em questão iniciaram já várias petições para travar o abate controlado do bisonte americano.
Foto: crittersnapper / Creative Commons