EUA quer listar leão africano como espécie em perigo de extinção



O Governo norte-americano, através da agência U.S. Fish and Wildlife Servive, propôs ontem que o leão africano seja considerado um animal em perigo de extinção, depois de um estudo mostrar que o animal poderá desaparecer num futuro não muito longínquo. Caso a sugestão seja aprovada, a espécie passará a ser protegida.

Segundo a entidade, citada pelo Huffington Post, os leões africanos podem ser encontrados numa vasta zona de África, mas cerca de 70%, ou seja, 24.000, vivem em apenas 10 grandes aglomerados. “[Listar o leão africano como espécie em perigo] irá trazer todas as protecções da lei norte-americana à conservação do leão, permindo-nos melhorar a monitorização das importações e trocas internacionais”, explicou o director da agência, Dan Ashe.

As principais ameaças ao leão africano são a perda de habitat dos animais que estes caçam e os conflitos com os humanos. Com o passar dos anos e décadas, cada vez mais pessoas e agricultores entraram no território sagrado dos leões, entrando em conflito com estes. Por outro lado, à medida que os caçadores furtivos retiram o seu alimento, os leões acabam por caçar o gado, levando a medidas de retaliação por parte dos agricultores.

A proposta tem agora 90 dias para ser comentada pelo público e organizações, sendo depois aprovada ou rejeitada.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...