EUA troca dívida de países por investimento em florestas



Dezasseis milhões de euros da dívida brasileira aos Estados Unidos serão investidos, pelo Governo brasileiro, em projectos de protecção do ambiente e dos ecossistemas tropicais.

Segundo Izabella Teixeira, o acordo entre os dois países está fechado, sendo que, durante os próximos cinco anos, três dos ecossistemas mais importantes do Brasil – a floresta atlântica, a Caatinga e o Cerrado – irão receber este dinheiro para a sua própria conservação e preservação.

Este acordo insere-se num pacote global que já vai em 185 milhões de euros de dívidas de outros países aos Estados Unidos e que, através da lei para a preservação das Florestas Tropicais norte-americana, são transformados em projectos de protecção do ambiente, de gestão de recursos naturais e de apoio ao desenvolvimento durável para as comunidades locais.

A floresta atlântica é uma floresta tropical húmida que cobre todo o litoral brasileiro mas da qual só restará cerca de 10% do que já foi, a Caatinga é uma zona semi-árida do Nordeste, e o Cerrado uma savana no centro do país.

Os EUA já fizeram acordos idênticos com outros 15 países, incluindo o Bangladesh, Belize, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Filipinas, Guatemala, Indonésia, Jamaica, Panamá, Paraguai e Peru.

A lei norte-americana para a preservação das florestas tropicais foi aprovada em 1998.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...