EUA: veículos de transporte de produtos são responsáveis por 947 mil horas/ano de congestionamentos



Costuma ver carrinhas ou camiões de transporte de produtos parados, em segunda fila, na sua cidade ou vila? Então fixe este número: 947.000. É o número de horas de congestionamento por ano que, de acordo com a Federal Highway Administration, estes veículos provocam. Só nos Estados Unidos.

É verdade que há uma gritante falta de espaço, nas cidades, para estes veículos estacionarem, mas estes números são impressionantes e estão a piorar. Nos Estados Unidos, muitas cidades estão a aperfeiçoar leis que restringem a operação de grandes veículos. No entanto, e curiosamente, estes serviços são cada vez mais importantes, à medida que o comércio online ganha novos adeptos.

Na União Europeia (UE), este problema está a ser atacado com o projecto CityLog, que pretende reunir novas ideias para melhorar o transporte urbano de mercadorias.

Uma das forma encontradas para reduzir o trânsito é mudar o horário da actividade destes veículos para horas de menor tráfego. A hora ideal será a madrugada, mas como os proprietários dos estabelecimentos não deverão ser apoiantes da ideia, a UE testou, durante seis semanas, a BentoBox, um sistema de entrega inteligente que permite a entrega de produtos fora de horas.

Saiba tudo sobre a BentoBox, que pode ser mais eficaz em bairros residenciais, centros comerciais ou zonas de escritórios.

De acordo com o The Atlantic Cities, a TNT Express tem o seu próprio programa de distribuição em horários flexíveis, um projecto-piloto desenvolvido em Bruxelas, na Bélgica, e que se baseia em triciclos eléctricos a pedais. Estes triciclos estão em locais estratégicos da cidade e podem recolher os produtos deixados no local por um sistema similar ao da BentoBox.

Leia o artigo da The Atlantic Cities e deixe o seu comentário sobre o tema no nosso agregador, no Twitter ou Facebook.

Foto: European Cyclists’ Federation





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...