Europeus são mais próximos dos Neandertais que os africanos



Os europeus podem ser mais próximos dos Neandertais do que anteriormente se pensava. Há muito se sabe que a reprodução com neandertais deixou marcas no ADN dos europeus modernos. Um novo estudo confirmou agora que a semelhança genética entre as duas espécies se acentuou com a reprodução entre humanos e neandertais, ocorrida na Europa e Ásia, antes de os antepassados da espécie humana se terem espalhado pelo globo.

Investigações anteriores apontavam que os europeus modernos e os asiáticos eram relacionados com o Homem-de-Neandertal porque partilhavam, como antepassado comum, a mesma subpopulação africana. Tanto os europeus como os asiáticos teriam evoluído do mesmo antepassado em África antes de se espalharem para outras partes do mundo. Estes dois grupos emergiram em períodos temporais diferentes, com os neandertais a abandonarem o continente africano 200 mil anos antes dos humanos.

Um novo estudo, conduzido por investigadores da Universidade de Edimburgo e da Universidade Wageningen, concluiu que as duas espécies se reproduziram na Europa e na Ásia há milhares de anos.

A investigação envolveu a separação do código genético de cada subespécie para calcular a probabilidade estatística de o cruzamento das duas espécies ter sido recente ou mais antigo. Os cientistas rastrearam os laços biológicos que existem entre os humanos e as espécies antigas, que se acredita terem desaparecido há 30 mil anos.

O estudo concluiu que o 2% de ADN neandertal que existe no código genético do homem moderno provém de procriação fora do continente Africano. “Embora existam provas sólidas para a troca genética entre os humanos modernos e os neandertais na Eurásia, provenientes de vários estudos recentes, é difícil descortinar a estrutura ancestral em África”, afirma Konrad Lohse, um dos cientistas que participou na investigação.

Na última semana, os cientistas indicaram que os europeus compartilham com os neandertais vários genes envolvidos na produção de gordura. Contudo, estes mesmos genes não foram encontrados na Ásia e África. Este legado de genes está relacionado com uma maior probabilidade de cancro e diabetes, o que sugere que o europeu moderno possa estar mais próximo do Homem-de-Neandertal do que os africanos.

Foto: erix! / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...