Ex-futebolista português desenha bicicleta feita de restos de madeira (com FOTOS)
Acaba de ser apresentado o protótipo da bicicleta portuguesa ANGEL – sigla de Art Now Give Energy to Live. Mas ela é mais do que uma bicicleta – é um objecto de design e um exemplo de reciclagem, graças ao reaproveitamento que faz de restos de madeira.
A bicicleta, desenhada por portugueses – entre eles Zé Nuno Amaro, ou Nuno Zamaro, ex-guarda-redes profissional do Braga, Gil Vicente, Chaves e Beira-Mar –, está preparada para ser produzida em série e apta a receber, brevemente, também versões em cortiça e com motor eléctrico. Tudo isto a um preço de cerca de €400 (R$ 1.073).
“ANGEL é o nome de código para o mais original projecto desenvolvido em Portugal para criar uma bicicleta realista, com uma forte componente ambiental, com a reciclagem em grande destaque e com um design fantástico pelas suas formas simples e apaixonantes”, revela a equipa ao Green Savers. Este é um projecto da agência WISE U, com a assinatura de Nuno Zamaro, criativo que aposta no desenvolvimento de projectos ligados às duas rodas através da sua marca BKI Cruisers.
O projecto teve início em 2009 e conheceu várias transformações ao longo dos últimos anos até chegar ao protótipo agora apresentado. Pensada para aproveitar a quantidade de desperdícios de madeira utilizada em indústrias, a bicicleta é totalmente reciclável no final do seu percurso de utilização.
A ANGEL ainda utiliza 30% de componentes em alumínio e ferro, mas está a ser estudada um modelo com 95% de materiais recicláveis na futura versão, a ser lançada em finais de 2013. Também a ANGElectric está em fase final de preparação – é uma variante da original, mas movida a motor eléctrico e com diferentes versões em cortiça.
Nuno Zamaro é autor de vários projectos dedicados à mobilidade, entre os quais se destaca o projecto BUTE, desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho, e que venceu o Prémio Nacional de Mobilidade em 2007.
Neste momento, o grande objectivo é apostar na internacionalização da ANGEL, de modo a que “a criatividade portuguesa viaje por todo o mundo em apenas duas rodas”.
Foto de Zé Nuno Amaro retirada do blog Cromo dos Cromos.