Existem milhares de toneladas de plástico sedimentado no fundo do mar
Existem milhares de toneladas de plástico a boiar nos oceanos mas também existem outros milhares de toneladas do material escondidas algures na imensidão aquática, mistério que estava a intrigar a comunidade científica. Mas os cientistas acreditam ter agora resolvido o mistério de onde se escondiam estas grandes quantidades de plástico.
De acordo com uma investigação de cientistas britânicos e espanhóis, todo este plástico escondido está no fundo dos oceanos, onde as lamas e a areia funcionam como depósito para os pequenos pedaços do material.
As amostras para análise recolhidas em 12 locais distintos do Atlântico, Índico e Mediterrâneo, entre 2011 e 2012, revelaram pela primeira vez quantidade substanciais de microplásticos – que medem menos de um milímetro – que se acumularam juntamente com os sedimentos do mar.
Os pequenos pedaços foram encontrados a profundidades desde os 300 metros, nas profundidades menores do Mediterrânico, até aos 3.000 metros, com volumes 1.000 vezes superiores aos que se podem encontrar a boiar na superfície oceânica.
“Isto é a ponta do iceberg. As fibras de plástico estão omnipresentes nos oceanos e parecem ser abundantes em comparação com os dados de estudos anteriores. A mensagem fundamental do estudo é bastante simples: estão lá. Agora precisamos de perceber que impactos estão a produzir no nosso ambiente”, indica Lucy Woodall, investigadora principal do estudo, ao Guardian.
O novo estudo foi publicado na revista científica aberta da Royal Society e descreve os pedaços de plástico que foram encontrados, maioritariamente com entre dois a três de comprimento e menos de 0,1 milímetro de diâmetro.
Um estudo divulgado também este mês, o mais abrangente sobre o assunto em questão até agora, indica que existem cerca de 269.000 toneladas de plásticos nos oceanos.