Expo 2015: pavilhão de Itália vai gerar energia e purificar o ar (com FOTOS)

Palazzo Itália, o purificador de ar

No próximo ano, Milão vai acolher mais uma edição da exposição mundial, a Expo. Recentemente, o atelier Nemesi & Partners revelou o Palazzo Itália, o pavilhão do país. O edifício vai ser uma infra-estrutura com seis andares com capacidade para gerar a sua própria electricidade, ao mesmo tempo que purifica o ar.

Concebido para imitar uma floresta urbana, a fachada exterior é composta por mais de 900 painéis que formam uma textura geométrica, criando contornos de luz e sombra no pavilhão. Depois de o evento terminar o pavilhão vai permanecer no local, servindo de exemplo para a arquitectura sustentável.

A fachada externa do Palazzo Itália é feita de um tipo especial de cimento com propriedades purificadoras de ar. De acordo com os arquitectos responsáveis pelo projecto, “quando exposto à luz solar directa, o principio activo que foi incorporado no material captura determinados poluentes do ar e converte-os em sais inertes, ajudando a purificar o smog da atmosfera”, refere o Inhabitat.

Inspirado pelas aldeias tradicionais de Itália, a estrutura interna do edifício assume a forma de uma praça central. Quatro blocos adjacentes vão rodear esta praça, fornecendo espaço para exposições, eventos, escritórios e salas de reunião.

O Nemesi & Partners ganhou uma competição internacional, que decorreu em 2013, para escolher a entidade que ia conceber o pavilhão.

Deixar uma resposta

Patrocinadores