Expo mais verde de sempre vai tomando forma no Cazaquistão (com FOTOS)
A Expo 2017, considerada a exposição mundial mais ligada à sustentabilidade de sempre, está a tomar forma em Astana, capital do Cazaquistão, sob o tema “Energia do Futuro”. Desenhada pela Adrian Smith + Gordon Gill Architecture (AS+GG), a exposição compreende 173 hectares e incorpora edifícios que funcionarão como centrais energéticas, gerando energia a partir de painéis solares e turbinas eólicas para distribuir pelo resto do campus através de uma rede inteligente.
O projecto foca-se na utilização de energias renováveis como fonte principal das operações diárias dos edifícios e infra-estruturas, sendo que cada elemento do design pretende encorajar a ideia de energia limpa em todo o projecto – dos pavilhões de exposição aos edifícios residenciais, áreas comerciais, educacionais, cívicas, parques e estacionamento.
Segundo o Inhabitat, cada edifício foi desenhado para um consumo mínimo de energia e proporcionar o aumento da energia que pode ser armazenada. “As formas do edifício são o resultado directo de um processo de design contínuo”, explicou o partner da AS+GG, Adrian Smith.
[nggallery id=3091 template=greensavers]