Expobiotec: o centro da biotecnologia nacional nos próximos dias



De 22 a 24 de Maio a UMinho vai ser o centro da biotecnologia nacional. É o maior evento do sector no país e vai reunir, entre muitos outros, a líder nacional na exportação de vinho (Sogrape), os maiores produtores de preparados de fruta (Frulact), a principal empresa no âmbito da mobilidade eléctrica (EFACEC) e ainda o centro de nanotecnologia mais relevante do país (CeNTI). A Expobiotec é organizada pelo Centro e Departamento de Engenharia Biológica da UMinho, com o apoio do Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica e da Ordem dos Engenheiros, e vai juntar empresas nacionais e internacionais, clusters, investigadores, associações empresariais, spin-offs e entidades de apoio ao empreendedorismo e inovação.

O sector da biotecnologia tem vindo a crescer substancialmente nos últimos anos, prova disso é o aumento de 240% do volume de emprego em Portugal, entre 2006 a 2014, acima do valor médio registado na Europa. Com um forte potencial de crescimento e inovação, o sector da biotecnologia apresentou, em 2014, um volume de negócios de 30,5 milhões de euros, correspondendo a 0,25% do total do sector a nível europeu, e quatro vezes mais o nível de facturação verificado em 2006.

Ao longo de três dias, o CEB vai promover o contacto entre várias empresas e entidades que trabalham no sector da biotecnologia para proporcionar a estudantes e graduados contacto directo, troca de conhecimentos e experiências com empresários conceituados na área, que podem vir a revelar-se importantes no acesso ao mercado de trabalho.

Apresentações-flash com empresas, speed meetings, workshops e ainda uma mesa redonda com spin-offs do CEB, serão algumas das actividades a acontecer no segundo e terceiro dias do evento. O primeiro dia é aberto a alunos do ensino secundário onde serão dadas a conhecer as saídas profissionais na área, os laboratórios do Centro e onde os alunos do curso de Engenharia Biológica contarão um pouco da sua experiência. Todas as actividades da Expobiotec têm enfoque nas áreas do empreendedorismo, assim como noutras competências, nomeadamente técnicas de procura de emprego, como construir um negócio, preparação para uma entrevista de emprego, entre outros assuntos.

Estarão presentes mais de trinta instituições de renome, além das já mencionadas, entre as quais a ALS ControlVet, Águas do Norte, Biomode, Biosoil, Campicarn, CIN, Decorgel, Ecovisão, Fromageries BEL Portugal, Partex e a Plantit. Além destas, destaque ainda para a Primor, StemMatters, Sust4Amb, Vanibru, Wetsus, Lipor, Tintex, Pathena, Gliimecode, GIP, Fermentum, Satisfibre e SilicoLife. Na Expobiotec vão participar também associações empresariais, clusters e ordens profissionais como a P-Bio, Portugal Foods, Health Cluster, a Ordem dos Engenheiros e a BLC3, às quais se juntam ainda instituições de promoção do empreendedorismo como a Startup Braga, TecMinho, ANJE e LiftOff.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...