Faça pesquisas online mais sustentáveis com o Ecosia, Znout ou Blackle
Se gasta parte do seu dia profissional ou pessoal em pesquisas online, então guarde nos favoritos estes links:
Ecosia – http://www.ecosia.org/
Znout – http://pt.znout.org/index.php?color=black
Blackle – http://www.blackle.com/
Através deles, vai poder fazer pesquisas mais sustentáveis, por diferentes razões. O Ecosia, por exemplo, permite preservar 0,1 metros quadrados de floresta no Norte brasileiro por cada pesquisa. Parece pouco, mas as contas são fáceis de fazer. Com a ajuda dos internautas, o motor de pesquisas já doou 277 mil euros para a preservação desta floresta.
E este é apenas o resultado de 533 mil pesquisas, que foram realizadas por 170 mil utilizadores. De acordo com os responsáveis pelo projecto, cada hectare protegido nas florestas húmidas pode evitar a emissão de 600 toneladas de CO2 para atmosfera, por isso há que aproveitar a oportunidade.
Pode ainda utilizar o Znout (Zero Negative Output), um site que contrabalança o consumo de energia com a compra de créditos. De acordo com os responsáveis do Znout, cada pesquisa realizada no Google é equivalente a manter uma lâmpada de 11 watts acesa durante uma hora. Por estes cálculos, o site já tornou verdes 13.750.995 watts por hora.
Finalmente, temos o Blackle, que tem um conceito um pouco mais… estranho. Segundo os seus responsáveis, a poupança de energia surge com a exibição de um fundo preto. De acordo com a ferramenta da Heap Media, “o monitor precisa de mais energia para transmitir um fundo branco (ou em tons claros) que um preto ou escuro”.