Feltrando: o projecto que alia o design de feltro à inclusão social (com VÍDEO)
Têm em comum um passado em alcoolismo e a iniciativa de mudar de vida. Amadeu Marques e António Azevedo são utentes da valência Trilho, uma unidade de apoio a toxicodependentes e seropositivos da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira. Foi nesta unidade que integraram inicialmente, em regime de voluntariado, um projecto de inclusão social, o Feltrando.
Feltrando começou há três anos, em 2011, pelas mãos da Santa Casa de São João da Madeira e da escultora Filomena Almeida. O que então começou por ser um projecto de voluntariado ocupacional é agora um projecto profissional para cidadãos consumidores de substâncias ilícitas em processo de recuperação e reinserção profissional e social.
“Andei no Trilho a fazer este projecto e depois fui escolhido para este sistema e gosto muito do que faço”, conta Amadeu Marques, agora funcionário da Feltrando, ao Economia Verde. “Estou satisfeito por ter um trabalho e ter um salário”, acrescenta António Azevedo.
Este projecto permite a estes dois ex-alcoólicos serem donos da própria vida através do salário que recebem e é no Feltrando que se sentem úteis e integrados. “Para quem trabalha com eles é importante perceber que fizeram esta mudança e não tiveram recaídas e, portanto, estamos contentíssimos”, indica Branca Correia, assistente social do programa Trilho.
O nome do projecto vem da única fábrica nacional que produz chapéus de feltro e é desta mesma fábrica que saem os restos de material que depois são reutilizados nos produtos da Feltrando. Todas as peças da Feltrando são desenhadas por Filomena Almeida e posteriormente executadas artesanalmente por António Azevedo e Amadeu Marques.
Actualmente, a Feltrando conta com três linhas: a Miss Olive – ligada ao design de acessórios de moda; a FeltReMade – ligada ao redesign de mobiliário; e a FeltHome – ligada ao design de produto. O grande desafio do Feltrando passa agora por vender o suficiente para dar trabalho a mais utentes do programa Trilho.
O Economia Verde foi a São João da Madeira conhecer melhor o Feltrando. Veja o episódio 338 aqui.
Foto: Feltrando